Com início das obras previsto para 2026, Trem Intercidades usará plataforma existente em Campinas

  • 11/03/2025
(Foto: Reprodução)
Reunião nesta terça reuniu representantes da concessionária e da prefeitura para apresentar detalhes do projeto; nova plataforma será construída para o serviço do Trem Metropolitano. Reunião entre representantes da Prefeitura de Campinas (SP) e da concessionária TIC Trens, responsável pela implantação do Trem Intercidadesável pela imp Rogério Capela/PMC Uma reunião nesta terça-feira (11) na Prefeitura de Campinas com equipe da Concessionária TIC Trens, responsável pela implantação do Trem Intercidades (TIC), apresentou detalhes do projeto que vai ligar a metrópole do interior paulista a capital em um trem de até 140 km/h. As obras estão previstas para começar em 2026, e o modal utilizará uma estação existente na cidade. De acordo com a prefeitura, o projeto está na fase de execução do projeto básico, que deve ir até setembro de 2025. Na sequência virá o projeto executivo, com as obras propriamente ditas previstas para maio de 2026. O início da operação do TIC deve começar em abril de 2031. O serviço expresso, entre o terminal da Barra Funda, Jundiaí e Campinas, percorrerá os 101 km em 64 minutos. Além dele, será implantado o Trem Intermetropolitano (TIM): linha que vai atender passageiros em Jundiaí (SP) e Campinas, passando por Louveira (SP), Vinhedo (SP) e Valinhos (SP) - o TIM deve entrar em operação em 2029. 🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Para esse serviço, a previsão é que seja construída uma nova plataforma em Campinas, enquanto uma terceira via será dedicada ao transporte de cargas, que precisará ser remanejado. De acordo com a prefeitura, a parceria visa agilizar a implantação do modal ferroviário na cidade. Infográfico mostra trajeto previsto e detalhes do projeto do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas à Estação da Luz, na capital de SP Arte/g1 Funcionamento dos trens e preços Trem Intercidades (São Paulo - Campinas) Trajeto: Barra Funda - Campinas Tempo de trajeto: 1 hora e 4 minutos Velocidade do trem: até 140 km/h Capacidade: 860 passageiros por viagem Preço da passagem (previsão): R$ 64,00 Trem Intermetropolitano (Jundiaí - Campinas) Trajeto: Jundiaí - Campinas Tempo de trajeto: 33 minutos Velocidade do trem: entre 44 km/h e 80 km/h (média) Capacidade: 2.048 passageiros por viagem Preço da passagem (previsão): R$ 14,05 Modelo de trem da CRRC, empresa chinesa que compõe o consórcio vencedor do leilão do Trem Intercidades CRRC Assinatura do governador Governador de São Paulo autoriza assinatura de contrato do Trem intercidades Em evento em maio de 2024, em Campinas, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou a autorização para a assinatura de contrato. A cerimônia contou com a presença de representantes do consórcio vencedor do leilão, composto por: CRRC Hong Kong: empresa chinesa construtora de trens que tem 40% do consórcio. Comporte: grupo brasileiro, pertencente à família Constantino, que administra empresas de ônibus, o metrô de Belo Horizonte (MG) e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da baixada santista. A holding tem 60% do consórcio. O consórcio foi o único a apresentar proposta e ser declarado vencedor do leilão. O presidente da CRRC, Sun Yongcai, e o cônsul geral da China em São Paulo, Yu Peng, também estiveram no evento na quarta e discursaram. Quem é quem no consórcio? Metrô de Belo Horizonte Jô Andrade/g1 Minas Responsável por 60% do Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, a brasileira Comporte controla dezenas de empresas no ramo de transporte, tanto de passageiros quanto de carga. Pertence à família Constantino, que fundou a Gol. José Efraim Neves, diretor do consórcio, destacou que que o grupo brasileiro atua no ramo de mobilidade, e que está ampliando o portfólio sobre trilhos. Em 2023, a Comporte assumiu a operação do metrô de Belo Horizonte (MG). Com 40% do consórcio vencedor do leilão, a chinesa CRRC é um dos líderes mundiais na comercialização de equipamentos ferroviários, exportando para “mais de 100 países e regiões do mundo”. Já forneceu trens para o Metro Rio e Supervia, concessionárias de transporte do Estado do Rio de Janeiro. Formada em 2015 após a fusão de outras duas companhias chinesas, tem sede em Pequim, faturamento anual de vendas de US$ 37,8 bilhões e reúne 180 mil funcionários em 46 subsidiárias. A CRRC destaca que atua em toda a cadeia, de projeto e desenvolvimento, passando por venda, reparos e fabricação, inclusive, locomotivas de alta velocidade - em 2010, produziu um modelo que atinge até 380 km/h. Foto de arquivo de executivos da CRRC Changchun na inauguração do Centro de Intercâmbio Cultural e Tecnológico de Cidade Inteligente no Rio de Janeiro, em 2023 Divulgação Histórico do projeto O Trem Intercidades é discutido pelo governo de São Paulo pelo menos desde 2013, quando foi anunciado para 2014 o prazo para publicação do edital que previa uma Parceria Pública Privada (PPP) para ligar a capital tanto ao interior quando à Baixada Santista. À época, a proposta previa 430 km de extensão, com início por Campinas, mas teria dois eixos, um indo de Americana até o litoral, e outro entre Sorocaba e Taubaté. O projeto chegou a ser usado, em 2014, como promessa em campanha de reeleição de Geraldo Alckmin ao governo do estado. Quatro anos depois, o então candidato ao governo de São Paulo, João Doria, garantiu que iria, se eleito, tocar o projeto do antecessor, ainda com previsão de ligação entre Americana e a capital, em uma PPP sem uso de dinheiro público na implantação. A discussão pelo Trem Intercidades ganhou um novo personagem quando, em dezembro de 2018, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) defendeu o prolongamento do sistema até Limeira (SP), por entender que o trecho poderia acrescentar um movimento maior ao transporte por trilhos. Parque, área de inovação e habitação social: veja como Trem Intercidades deve impactar área de 270 mil m² em Campinas De 'trem-bala' a trem intercidades: entenda como proposta de ligar SP a Campinas por trilhos mudou nas últimas décadas Em 2019, o então ministro da Infraestrutura e atual governador de SP, Tarcísio de Freitas, disse em audiência na Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados que o governo federal pretendia atrelar a implantação do trem intercidades, ainda previsto para chegar até Americana (SP), à renovação da concessão das linhas férreas, sob responsabilidade das empresas de carga. É em 2019 que é dado início a sondagem de mercado do projeto, tendo sido realizadas audiência e consulta pública no ano de 2021, e depois uma sondagem de mercado pública em setembro do mesmo ano. Em 2022, sob a gestão do governador Rodrigo Garcia, o projeto do TIC Eixo Norte, que já previa a ligação que vai a leilão atualmente, entre Campinas e São Paulo, ganhou uma nova etapa com a assinatura de convênio com prefeituras por onde o trem rápido virá a percorrer. O Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) foi incluído no Programa de Parceria e Investimentos do governo paulista em fevereiro de 2023, e a expectativa era de que o leilão fosse realizado em novembro do mesmo ano, mas uma atualização do edital, com revisão do valor de investimento e com mudanças para ficar “mais atrativo” aos interessados, culminou com a marcação da sessão pública para 29 de fevereiro de 2024. VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias da região no g1 Campinas

FONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/03/11/com-inicio-das-obras-previsto-para-2026-trem-intercidades-usara-plataforma-existente-em-campinas.ghtml


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